Flores do meu jardim 💐 E pão de trigo sarraceno, para ir comendo durante a semana.
Adoro flores, quem me tem vindo a acompanhar, sabe disso. Não costumo cortar, do jardim, para colocar em jarros. Mas, estas estavam estragadas, quando cheguei a casa, coisas que acontecem… 🤷 Foi da maneira, que as trouxe para dentro, e ficaram a embelezar o ambiente!
Ontem foi dia de experiências, este pão foi uma delas. Fiz com trigo sarraceno integral e biológico. A farinha tem uns “pontos” pretos, que lhe atribui esta cor fantástica 🧡
Ultimamente, tenho feito o pão de centeio e beterraba. Já apetecia variar! Adoro ambos, e chegou a vez de partilhar mais uma receita de pão.
Tenho o costume de fazer pão, em vez de comprar. Por vezes, compro pão transmontano, para ser diferente e quebrar um pouco a rotina, mas a verdade é que não sacia tanto.
Pão de trigo sarraceno integral
Ingredientes:
- 20gr de azeite;
- 260gr de água;
- 15 a 20gr de fermento fresco;
- 160gr de polvilho doce;
- 360 gr de farinha de trigo sarraceno integral;
- 20 gr de iogurte natural;
- 1 ovo;
- 1 pitada de sal.
Confeção:
Aqueça a água (37º C), adicione o fermento e o azeite, mexa muito bem.
Numa taça, coloque a pitada de sal, o ovo e o preparado anterior, bata tudo.
Vá juntando a farinha aos poucos, quando já não der para bater com a batedeira elétrica, faça-o com as mãos. A massa não é muito espessa.
Deixe a massa levedar cerca de 30 minutos.
Após este tempo, coloque a massa numa forma, previamente forrada com papel vegetal, com a ajuda de uma espátula. Esta massa é pegajosa e fofa.
Não encha completamente a forma, pois a massa ainda vai crescer.
Ligue o forno a 190º/200 º C.
Deixe levedar por mais 30 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido durante 45 a 50 minutos, a partir dos primeiros 15 minutos ligo também a resistência superior.