Crepes de legumes
Adoro crepes de legumes, numa versão mais saudável que as crepes que podemos comer nos restaurantes chinesas ou comprar congeladas.
A primeira vez que fui a um restaurante chinês, não gostei da experiência, quase ia vomitando ao comer um crepe idêntico (risos), hoje não entendo o porquê, pois adoro. Da segunda vez, fui noutro país e a oferta de variedade era maior, comecei aos poucos a gostar a “ideia”. Nos dias de hoje, temos as mesmas opções em Portugal, mas acho, que acabo por gostar, ainda mais, de uma simples crepe, do que outro prato.
Esta receita pode ser feita no forno ou na frigideira. Nenhuma das opções é frita.
Eu dou preferência a fazer na frigideira nesta época do ano, a não ser que tenha o forno ligado e aproveite. Se fizer no forno, deve ligar as duas resistências, para que a massa filo ganhe crocancia.
Pode ser uma simples entrada, ou fazer desta receita de crepes de legumes um prato principal.

Crepes de legumes

Ingredientes:

(Rende entre 6 a 7 crepes)
  • 1 courgette pequena;
  • 2 cenouras médias;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 cl. de chá de orégãos;
  • q.b. páprica em pó,
  • q.b. gengibre em pó;
  • 1 cl. de chá de salsa picada;
  • q.b. nóz moscada;
  • q.b. cebolinho picado;
  • Folhas de massa filo (1 embalagem);
  • q.b. azeite (para pincelar);
  • queijo ralado (opcional).

Confeção:

Se optar pelo forno, deve pré-aquecer a 190/200º C.
Comece por lavar os legumes, se tiver um robô de cozinha (bimby) ou liquidificador, corte em pedaços os legumes e triture, levemente, não deve ficar em pasta. Pode optar por cortar os legumes com outro utensílio de cozinha, como a faca ou ralador de legumes.
Coloque todos os ingredientes numa frigideira antiaderente, em lume médio, deixe cozinhar até perderem a água. 
Tempere com as especiarias e envolva.
Estenda uma folha de massa filo, pincele-a com azeite e sobreponha outra folha. Corte em quatro pedaços e recheie-os com o preparado anterior. Pincele as extremidades e feche em forma de almofada. Repita o procedimento, até terminar a massa e o recheio.
Numa frigideira antiaderente, coloque as crepes de legumes e asse em lume médio, com a ajuda de uma ou duas espátulas, vire e toste do outro lado. Se gostar, pode acompanhar com molho de soja ou molho agridoce.
Nota: Caso não tenha frigideira antiaderente, opte por levar ao forno, ou, pincele com azeite a frigideira, mas não coloque azeite, para não fritar.
Opção forno:
Forre com papel vegetal um tabuleiro, coloque as crepes de legumes e leve ao forno, pré-aquecido, até ficarem douradas. Sirva quentes, de preferência. Se gostar, pode acompanhar com molho de soja ou molho agridoce. 
Dê dois golpes, com uma faca, no crepe, para que o molho se envolva com os legumes.
Crepes de legumes
Crepes de legumes
Crepes de legumes
Bom apetite!

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Related Posts

Sobre

Olá! Eu sou a Marisa e aqui partilho as minhas receitas saudáveis. Sei quais são as tuas dificuldades e para te ajudar, criei os meus próprios produtos. Espero que gostes e que embarques comigo nesta aventura saudável e cheia de sorrisos.

Subscreve já gratuitamente

Para estares a par de todas as novidades.

Novidades

Subscreve já gratuitamente

Para estares a par de todas as novidades.

error: Content is protected !!